quinta-feira, março 05, 2009

Entrevista com Manu e Eremita falando sobre a banda "U-ganga"



01-Salve Manu,salve Eremita,em primeiro lugar queria que vocês falassem quando como e onde surgiu a banda U-Ganga,e quantos integrantes fazem parte da familia?
.
Manu: Salve grande Totoin, tudo na paz camarada? Cara, o U-Ganga foi formado em Uberaba e no começo o nome era Ganga Zumba. Já tivemos algumas mudanças de formação nesses quase 15 anos de correria e hoje os seis irmãos que respondem pelo U-Ganga são Manu (Voz), Christian (Guitarra), Thiago (Guitarra), Ras Phael (Baixo), Marco Paulo (Bateria) e a pouco tempo o Vouglas "Eremita" , parceiro das antigas, passou a ser integrante fixo assumindo as pick-ups depois que o Nenê saiu. Desse jeito vamos em frente com trocentos corres pra 2009.
.
02-Classee,eu tô na paz de sempre irmão,valeu por perguntar ehehehe...Fala pra gente agora quais foram os discos que a banda ja lançou,quando e como foi o processo de produção destes trabalhos?
.
Manu: Cara antes do primeiro cd oficial lançamos 3 demos, em 97,98 e 99 e saimos em algumas coletâneas. Depois, em 2003 saiu o primeiro trampo chamado "Atitude Lotus" em meio a várias tretas internas que terminaram comigo passando da batera pro vocal, meu irmão vindo pra batera e o Ras vindo pro baixo.Nesse entra e sai o material gravado durante um ano por 7 músicos foi lançado de forma independente e nele tivemos uma participação dos camaradas do 3DFato. O segundo cd "Na Trilha Do Homem De Bem"(2006) me agrada bem mais por ter sido feito num clima de unidade e isso com certeza interfere positivamente no resultado final, além da produção superior. O "Na Trilha..." saiu em parceria com a "Incêndio Discos" (Uberlândia) e teve participações do Dino Black e Frango Kaos (Galinha Preta), faixa multi mídia, slipcase..Ambos os cds estão esgotados e mais recentemente, em 2007, lançamos uma demo só na net com a faixa "Zona Árida" que estará em outra versão no cd novo, previsto pro meio do ano.
.
03-Por falar no disco novo,o que vocês podem adiantar pra gente sobre o disco?
.
Manu: Cara esse cd marca 15 anos de U-Ganga e além das 13 faixas terá junto um DVD com um documentário sobre a banda, entrevistas e trechos de ensaios, estrada e shows entre outros lances. O trampo se chamará "Vol 3: Caos Carma Conceito" e foi gravado entre janeiro e fevereiro no mesmo estúdio (Orbis - Taguatinga DF) que fizemos o "Na Trilha". Novamente contamos com a co-produção do Riti (ex-Câmbio Negro) e tivemos umas participações bem legais como o Jhasko (ex-Sarcófago) tocando violino, Edinho do Seu Juvenal sola numa música, o X (Câmbio Negro) também fez uma rima foda, algo que queríamos fazer desde a primeira demo pois somos muito fans do "Câmbio Negro", em especial o primeiro disco. Esse cd pra mim é uma tremenda evolução em relação a tudo o que já fizemos cara, eu acho que a rapaziada que acompanha a banda desde o início vai sacar isso. Será o primeiro com essa formação que pra mim é a melhor que já tivemos e vamos mostrar isso com esse disco e com a tour que começa em Abril.

(Nessa hora o dj Eremita entra na conversa)

Vouglas: Apesar de ter entrado recentemente na banda, já acompanho a parada de perto a anos... E deu pra sentir que o projeto se moldou dentro do esperado!
Maturidade né, ajuda em qualquer processo. Todos focados... Registrei meus scratchs,gravei um vocal e os pensamentos são uniformes, enfim... Particurlamente recomendo uma pericia pelas faixas do disco quando sair (risos).
.
04-Qual a opinião de vocês sobre a união de bandas de rock com grupos de rap?Quando foi a primeira vez que presenciaram algo do tipo,e isso influênciou de alguma forma?
.
Manu: Cara pra mim o marco zero desse lance de rock com rap foi a "Walk This Way" do RUN DMC com o Aerosmith. Aquilo foi foda e inusitado! Eu era uma cara mais metal e punk mas pirei desde a primeira vez que ouvi aquilo. Logo depois, ainda nos anos 80 teve o Public Enemy tocando com o Anthrax e pra mim isso foi crucial pois eram duas bandas que eu já curtia muito (e me influenciam até hoje) e vê-las detonando no peso e no groove juntas foi insano! No começo dos 90 teve a explosão do chamado "Funk Metal" com bandas tipo Faith No More, Suicidal Tendencies, Red Hot Chilli Peppers, 24-7 Spyz, Head´s Up, Living Colour entre outros. No Brasil rolou o Yo-Ho Delic banda do Marinho que hoje tá no Pavilhão 9 e o Lagoa 666 do Munari que também faziam um lance nessa linha. Dessa época é o Nuts, banda onde toquei batera e que pode ser definida como a semente do que viria a ser o U-Ganga em termos de proposta musical. Tudo o que foi citado acima serviu de influência assim como nosso gosto por funk anos 70, reggae, dub... Somos da mesma geração de Rage Against, O Rappa etc...A primeira vez que vi uma banda de rock tocando com MCs foi num show do GOG logo depois do "Vamos Apagá-los" na UNB de Brasília. Nessa época ele tocava com uma banda de rock, assim como o Câmbio Negro. Acho que aqui na nossa área um dia clássico foi U-Ganga e 3DFato no Athos em 2001. Lembra Eremita?...
.
Vouglas: Certeza, a 1° de muitas sessions entre U-Ganga, 3DFato, Eremita e assim segue a amplificação... A fusão entre as vibes sonoras vem se tornando inevitavel.
As linhas classicas são eternas! Porém a evolução é sempre constante, o novo é inevitavel, até que se torne velho e de lugar a outro preconceito a ser debatido!
Enfim ...1° referencia de uma fusão "Walk This Way" do RUN DMC... Facil! Planet Hemp, Pavilhão 9, Rage Against the Machine, Cypress Hill, Beastie Boys... Resumindo a união é foda! Se lançar um reggae tambem ai ferrou!!! (risos)
.
05-Diz pra gente agora sua opinião sobre a cena do Rock em Uberaba,como anda essa parada?
.
Manu: Cara não entrando no mérito do gosto pessoal acho que a cena daqui tá bem legal no geral, seja no metal, no rap, no hc, reggae, música eletrônica...Temos uma galera responsa não só em Uberaba mas em todo o Triângulo produzindo trabalhos realmente de qualidade, lançando constantemente material na praça e fazendo tours pelo país. Ainda temos festivais de porte nacional como o Jambolada, Udi Rock Scene e Encontro Novas Tedências aqui na Zebulândia, além de selos e zines (virtuais ou não) como o Páginas Vazias e o Cultura Em Peso. Acho que estamos numa fase muito produtiva e creio que em 2009 o nosso triângulo vai fazer mais barulho ainda pois desde o início do ano já tivemos o cd do Eremita, o seu, entre outros que ficaram foda. No lado mais rock várias bandas não só de ura mas de todo o triângulo como Krow, Scourge, Cirrhosis, John No Arms estão com cds prontos ou prestes a sair e outras como Seu Juvenal e Attero também prometem cds para 2009. E no meio de tudo tamos nos do U-Ganga (risos)! Acho que será um ano da hora.
.
06-Irmão,muito obrigado,salve pra você, Eremita e pra todos os personagens da banda,e fica aqui o espaço pra tu dizer qualquer coisa importante que eu não tenha perguntado,tamo junto!
.
Manu: Mano, eu que agradeço. Você sabe que a parceria é real e pra vida toda. Sem nada de bajulação você sabe da minha opinião que o rap de Uberaba é um dos melhores do país ao lado das cenas de SP, Rio e Curitiba e você faz parte da linha de frente dessa cena tanto como produtor quanto mc juntamente com o Eremita, Quasenada, Puf, Bazaca. Peixe, Toi e outros caras de talento que sempre tão mandando ver. Já fizemos umas jams muito da hora e creio que ainda faremos várias coisas juntos camarada! Aguarde pelo novo cd que vai ficar da hora e tá sendo feito com amor. Família, honra e vamo em frente na paz!
.
.
MP3-Vídeos:
http://www.myspace.com/uganga
Site:
http://www.uganga.com.br
Fotolog:
http://www.fotolog.net/u_ganga
Blog das gravações do cd novo:
http://uganganatrilhadonovo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Loading...